Café da manhã saudável » O alimento ideal para começar BEM seu dia «

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Café da manhã saudável: afinal o que devo comer?

cafeCafé da manhã saudável: Quantas vezes você já se perguntou “O que devo comer para ter um café da manhã saudável?” principalmente quando resolve fazer aquela Dieta básica para desintoxicar o organismo – o famoso Detox – ou se livrar dos quilinhos extra. Pois bem, neste post vou te dar dicas valiosas que irão te auxiliar a escolher os melhores alimentos na primeira refeição do dia com muita saúde e consciência!

 

 

 

Mas quais alimentos escolher?

café

Primeiramente vamos entender o que acontece com o nosso corpo quando acordamos pela manhã.

Quando acordamos, somos literalmente movidos por uma substancia chamada Cortisol, que faz com que nosso organismo seja preparado para a sobrevivência e as atividades do dia a dia.

Produzido pelas Glândulas Supra-renais, o Cortisol é estimulado pelo nascer do sol, ou seja, o amanhecer desencadeia a produção e a liberação na corrente sanguínea, tendo seu maior pico entre 8h e 9h da manhã. Com isso, a Glicose é ativada e espalhada em todo organismo estimulando as proteínas e lipídios, aumentando a força muscular e a circulação, gerando energia para enfrentar um novo dia. Sendo assim, uma alimentação pesada logo pela manhã trará dificuldades com a insulina no seu organismo, isto é, o nível de açúcar no sangue e isso não é nada benéfico para a saúde, pois acaba ocasionando o acumulo de gorduras. Por isso a importância de se escolher os alimentos adequados para se ter um café da manhã saudável e cheio de saúde!

 

manhãQuais alimentos NÃO ingerir?

Café da manhã saudável e ideal não inclui…

A farinha branca é um dos grande vilões da atualidade, sendo assim aquele pãozinho pela manhã, biscoitos doces e cream cracker, panquecas, bolos dentre outros produtos compostos pela farinha, estão com a plaquinha “Stop” quanto ao consumo. Margarina, requeijão, queijos amarelos e outras opções que contenham gordura saturada, prejudicial ao coração,  também recebem esta plaquinha. Embutidos no geral como presunto, peito de peru, salame e mortadela pelo alto teor de sódio e aditivos químicos, também recebem um alerta quanto ao consumo em demasia.

Mas afinal de contas,o que devo comer então? Nada?

 

Café da manhã saudável: o que PODE e DEVE ser consumido

café da manhã

O período ideal para se pensar em desintoxicação do organismo, é o período da manhã. Alimentos leves, ricos em nutrientes, fibras, carboidratos de qualidade com baixo índice glicêmico – o que evita o acumulo de gorduras no organismo – é o ideal para um café da manhã saudável e nutritivo.

Cientificamente comprovado, o ovo é um alimento ideal para ser consumido no café da manhã pois além de possuir baixa caloria, mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Além do ovo, você pode consumir queijo branco, ricota, queijo cottage, incrementar seu ovo com esses queijos e aproveitar todo beneficio das proteínas magras em seu beneficio!

Um café da manhã saudável, inclui líquidos que ajudam o organismo no processo de desintoxicação, como chás por exemplo. Você pode ainda acrescentar sucos nutritivos, sucos Detox ou apenas um suco de uma fruta preferida, sem açúcar claro!

Quanto aos carboidratos, vamos lá! Tapioca, pães integrais ou sem glúten, raízes como batata doce, inhame, cará e mandioca. Já os cereais que ganham destaque na mesa são: a aveia, quinoa, chia, linhaça e a granola – sem adição de açúcar – que podem ser ingeridos com fruta, numa vitamina feita com leite desnatado ou algum leite vegetal de sua preferencia, assim como no iogurte. Para finalizar, não podemos deixar de destacar as castanhas e as sementes que ajudam no bom funcionamento do intestino pelas fibras presentes.

 

E não esqueça de consultar um profissional para adequar sua alimentação de acordo com sua idade, necessidade, consumo de calorias diárias e se beneficie dos prazeres que uma alimentação saudável traz ao seu bem estar e organismo!

Até o próximo post!